Seguidores

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O Curso

Arquitetura e Urbanismo

 O objetivo geral do curso é promover a formação do arquiteto e urbanista, consciente e responsável pelo seu papel na sociedade; que seja capaz de perceber a realidade em que está inserido em suas questões sócio culturais, econômicas e ambientais. É preciso que se esteja apto a enfrentar a realidade de seu tempo e as transformações que se sucederem e que seja competente na resolução de problemáticas que envolvam ações criativas e sustentáveis em seu contexto, seja do lugar, do usuário ou da tecnologia.

Perfil profissional

 O profissional com formação em Arquitetura e Urbanismo atua como planejador do meio construído destinado às edificações, ao urbanismo e ao paisagismo. Para tanto, compreende e traduz as necessidades especificas dos usuários, e considera os aspectos técnicos, culturais, sociais e históricos da comunidade onde está inserido o projeto. Também considera a utilização racional dos recursos disponíveis, assim como a conservação, valorização e proteção do patrimônio construído e natural.

Competências

- Estudo, planejamento, projeto, especificação, orientação técnica, orçamento, execução, fiscalização, supervisão, coordenação e direção de obra e serviço técnico.
- Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico.
- Ensino, pesquisa, extensão e divulgação de trabalho técnico.
- Condução e execução de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção de equipamentos.
- Padronização, mensuração e controle de qualidade de processos.
- Execução de desenho técnico.

Habilidades

 Como arquiteto é capaz de elaborar soluções técnicas para a construção, preservação, conservação, restauração, reconstrução, reabilitação e reutilização de edificações, conjuntos e cidades. Considerando os fatores de custo, durabilidade, manutenção e especificações de matérias, bem como o conforto ambiental e os regulamentos legais, de modo a satisfazer as exigências socioculturais, econômicas, estéticas, técnicas, ambientais e de acessibilidade dos usuários.
 - Campo de atuação com planejamento de edificações, conjuntos de edificações e monumentos, arquitetura paisagística, arquitetura de interiores, patrimônio cultural, tecnologias da construção e meios de expressão e representação.

 Como urbanista é capaz de planejar intervenções no espaço urbano, rural, metropolitano e regional, elaborando projetos de desenho urbano e planos diretores. É considerado para suas proposições a regulamentação e os aspectos socioculturais, políticos, econômicos e físicos ambientais da área de influencia de seu trabalho.
 - Campo de atuação com planejamento físico-territorial, desenho urbano, traçado de cidades e assentamentos humanos, avaliação pós-ocupação, requalificação de áreas urbanas, rurais, metropolitanas e regionais.

 Como paisagista é capaz de planejar ações tanto de intervenção quanto de preservação da paisagem, como também de avaliar os impactos no meio ambiente, com vistas ao equilíbrio ecológico e ao desenvolvimento sustentável.
 - Campo de atuação com ações de intervenção e preservação da paisagem, ações de proteção do equilíbrio do meio ambiente, estudo e avaliação de impactos ambientais, utilização racional dos recursos disponíveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
;