Seguidores

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Cargas impostas às edificações (algumas)



 Cargas mortas são cargas estáticas verticais descendentes em uma estrutura; compreende o peso próprio da estrutura e o peso dos elementos construtivos, acessórios e equipamentos permanentemente conectados a ela.
               Cargas acidentais compreendem qualquer carga móvel em uma estrutura  resultante de ocupação, neve e água acumulada ou equipamento móvel.
               Cargas de ocupação resultam do peso de pessoas, móveis, material armazenado e outros itens.
·        A pressão do solo resulta da força horizontal que uma massa do solo exerce em uma estrutura de contenção vertical.
·        A pressão da água resulta da força hidráulica que as águas do lençol freático exercem sobre o sistema de fundação.
·        As Cargas de recalque são impostas a uma estrutura pelo desmoronamento de uma porção do solo de sustentação e o recalque diferencial resultante de sua fundação.

O Recalque: é o afundamento gradual de uma estrutura à medida que o solo sob suas fundações se comprime devido ao carregamento. Em uma construção, normalmente deve-se esperar certo nível de recalque à medida que a carga sobre as fundações aumenta e causa redução do volume de vazios no solo que contém ar ou água, chamamos isto de consolidação.

O Recalque Diferencial é provocado pelo movimento relativo de diferentes partes de uma estrutura causada pela consolidação do solo da fundação.
Pode fazer com que uma edificação fique desnivelada e que surjam fissuras em suas fundações, superestruturas ou seus acabamentos.
       Em situações extremas, o recalque diferencial pode resultar na perda da integridade estrutural de uma edificação.

ü  Uma boa fundação deve distribuir suas cargas de modo que qualquer recalque que venha ocorrer seja mínimo ou uniformemente distribuído em todas as partes da edificação.
ü  A distribuição de cargas deve ser equivalente por unidade de área do solo ou rocha de apoio, daí a importância da geotecnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
;